sábado, 30 de dezembro de 2017

Som alto.







Esse artigo foi montado especialmente para época de fim de ano, onde as festividades são demasiadas com muito movimento, música e fogos. Algumas pessoas vieram até nós perguntando sobre que problemas poderiam acarretar e se haveria métodos em que pudesse minimizar o sofrimento de nossos animais. Não é surpresa para ninguém que muitos animais morrem nessa época do ano devido o medo e estresse que são acometidos, então tentamos esclarecer e informar medidas que possam ajudar a evitar consequências ruins.


Vamos esclarecer que a reação dos animais varia da intensidade do som e o tempo que os animais estarão expostos, alguns animais são mais sensíveis que outros, as reações variam desde ignorar, a curiosidade, corrida, fuga, medo, esforço de escape, postura defensiva, vocalização, comportamento atípico, briga entre outros animais da colônia.

Como consequências destes as lesões traumáticas( Contusões, concussões cerebrais, injúrias em nervos, lacerações, hematomas, fraturas) outro efeito esperado é a alteração da resposta as drogas e por último o óbito.
Recomendamos que em precaução destes sintomas, mantenham os animais em local protegido do som, busque o cômodo da residência em que o som não surtirá efeito agressivo, de forma alguma mantenha os animais em ambiente exposto como varandas, terraços, quintais, pátios e afins. Evite manusear os mesmos, forneça tocas confortáveis onde os animais possam se esconder, mantenha o ambiente aconchegante e se possível, caso o som ainda sim esteja muito alto ou os animais apresentando irritabilidade, sugerimos que coloque algum som interno ao ambiente a fins de abafar o externo, mas que não seja de cunho agressivo, caso lhe falte ideias pode escolher som do natureza, ou músicas calmas. Atenção especial a alojamentos grandes, onde quedas de alturas devam ser especialmente evitadas, seja com a criação de novos andares ou redes.Os animais em estresse podem perder noção de espaço e agravar as consequências.

Em socorro aos animais sugerimos que tome todas as medidas citadas acima, assim como ter o número do veterinário em mãos para necessidade de atendimento ou auxílio do profissional assim que possível.

Pessoas que tem animais, não é recomendado que levem seus pets para ver os fogos de artifício ou sejam mantidos em ambientes de som alto, pedimos para que tenham zelo e não deixem os animais sozinhos e desprotegidos. Este texto foi elaborado através de pesquisas e infelizes relatos de nossos membros. Esperamos que o mesmo auxilie não somente ratos, que com estas medidas o máximo de animais possam ser ajudados, compartilhem dessa informação com quem você sabe que tem animais de estimação.

O Rattaria Brasil deseja um Feliz Ano Novo!

#Curta #Compartilhe
#SomosTodosRattaria

Publicado originalmente no Facebook em 30 de dezembro de 2017.