quarta-feira, 1 de março de 2017

Calor demais, o que devo fazer?



Olá Ratteiros de plantão, durante o verão muitos enfrentam grandes dificuldades com o calor, ao ler iremos passar algumas maneiras de como manter o alojamento, refrescar os ratos, socorrer em caso de hipertermia e esclarecer o que é este temido quadro que pode causar o óbito de nossos amados pets.






 Como proceder com a situação. 


Para quem não tem disponível um ar condicionado se torna um problema passar por essa estação. Os ratos apesar de ter a cauda para estabilizar sua temperatura corporal em alguns casos esta não bastará e ai entramos com recursos:

  • Tocas climatizadas para chinchilas;
  • Brincadeiras na água como pescar ervilhas;
  • Potes ou garrafas com gelo;
  • Pedras como o mármore ou mesmo azulejo/piso(verifique se há alguma irregularidade para previnir possíveis ferimentos);
  • Potes/vasilhas com água para que possam deitar em água rasa;
  • Borrifadas regulares com água;
  • Frutas geladas;
  • Modificar o alojamento para um local mais fresco da casa(geralmente banheiro ou cozinha, está questão é individual da sua resistência).


 Hipertermia 

Quadro fisiológico em que o animal está com a temperatura acima da média, nesta fase a cauda não estará suprindo as necessidades de regular a temperatura deste organismo, a primeira medida é fornecer ajuda com as dicas já fornecidas acima, caso o animal esteja em quadro avançado irá observar pouca movimentação, fraqueza, boca molhada, respiração pesada/ofegante e nessa situação deverá lavar a cauda em água corrente FRESCA(em alguns locais a água sai muito quente e assim piorando o quadro) e em seguida molhando o corpo do animal e o mantendo com as dicas acima. A alta na temperatura dos ratos pode facilmente evoluir para óbito, não aguarde para tomar as medidas necessárias, quanto mais rápido agir melhor, TODO CUIDADO É POUCO COM BEBÊS. Se você trabalha o dia todo e não tem como monitorar os animais, uma sugestão é deixar eles com alguma pessoa de confiança que esteja os mantendo com esses cuidados. Não arrisque seus animais, muitas vezes o horário de pico do calor(10 às 18) as pessoas estão trabalhando e por isso não notam o quadro, chegando em casa em horário fresco acreditam que o animal não passou por esse estresse, assim podendo nos dias mais críticos ter uma ou mais perdas. Vale lembrar que a postagem se trata de ratos, mas se você tem outros animais de estimação também deve pensar na necessidade e socorro de cada espécie, caso tenha mais dicas comente, a ideia é sempre ajudar uns aos outros e aprender em conjunto!