Olá pessoal, essa postagem será direcionada tanto de boas vindas pra quem chega no hobbie pra conhecer quanto pra quem já está criando, nosso intuito é propagar o máximo de informação possível e ajudar as pessoas a entenderem sobre esse nosso mundo ratteiro que tanto nos conquistou.
Essa ideia surgiu porque sempre que nós saímos com nossos ratos, seja no colo, no ombro ou no transporte nós ouvimos pessoas curiosas, pessoas interessadas e aquelas até com nojo(risos). Pois então, tudo o que precisamos é um pouquinho de conhecimento pra explicar as coisas básicas como:(Digo especialmente das minhas experiências)
Essa ideia surgiu porque sempre que nós saímos com nossos ratos, seja no colo, no ombro ou no transporte nós ouvimos pessoas curiosas, pessoas interessadas e aquelas até com nojo(risos). Pois então, tudo o que precisamos é um pouquinho de conhecimento pra explicar as coisas básicas como:(Digo especialmente das minhas experiências)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtP89Y0Of0Lx4i6OoZpR7UIeHEfHYXkMCVMb47cVnV8CXith_UKpqx3JmIFWLy-0SmfkhU7Pdq_y9sr1l9eJe1oTWoN_w20hRlyaJkrr-nlL06tunMXBzQckdl2pI14ELhfJ0mkqCGTDMF/s320/17190341_947541348714101_9047843310280145455_n.jpg)
1-"Ele não morde?"
R: Não, eles são animais que tiveram o comportamento selecionado e direcionado para convívio humano desde quando nasceram e agora são cada vez animais de estimação mais conhecidos.
2-"É um Hamster/gambá/preá?
R:Não(risos) São ratos mesmo
*Essa segunda questão é importante porque algumas pessoas ainda tendem a mentir por não querer afirmar ser um rato, justamente pelo pré conceito que estamos tentando quebrar*
3-"Ratos iguais aos de esgoto?"
R:Então, não são como os de esgoto apesar de serem a mesma espécie, eles foram trabalhados por muito tempo e tem diversas funções como os famosos de laboratório, no nosso caso os nosso geralmente são criados para ser especificamente PET e por isso tem saúde e comportamento selecionado(quando de um criador responsável).
4-"Mas você pegaria um no chão se visse na rua?"
R:Os de rua podem estar infectados por algum patógeno e muito provavelmente nos atacariam para se defender, então nós não recomendamos que os peguem.
5-"Então os seus não tem doenças?"
R:Pense nos nossos ratinhos como cães(por exemplo) Eles podem contrair gripe, leptospirose e demais doenças, porém temos todo um trabalho para não os deixar expostos e não se infectarem, simplesmente não os soltando no chão ou locais de higiene desconhecida. Eles são animais de estimação(sim, é importante repetir bastante isso) e portanto não tem essas doenças.
6-"Ah, mas esse rabo me da nojo"
R: É comum, afinal é algo novo, mas não pense em cortar, é algo muito importante, da o equilíbrio para eles e ajuda a regular a temperatura de seus corpinhos, sem o rabo ele ficaria vulnerável e facilmente morreria(mesmo que com cuidado do dono).
7-"Você só tem ele?"
R:Eu tenho mais "x" e crio junto SEMPRE DO MESMO SEXO, duplas ou mais são recomendados, pois eles são animais de colônia e mesmo eu estando o máximo possível presente, eles tem a necessidade de um companheiro da mesma espécie para estar saudável, se não ficam depressivos e podem ficar até agressivos. Não pode criar em casais pois se reproduzem muito rápido, a gestação de uma fêmea dura de 21 a 24 dias e logo que tem os filhotes pode emprenhar novamente e seus filhotes com 45 dias já estarão férteis, levando em consideração que podem ter até 13 filhotes, se sabe que alem de fisiologicamente exaustivo para os animais seria um grande problema populacional em termos de criação.
8-"Vocês criam ele solto em casa?"
R: Atualmente o hobbie está crescendo e não é tão fácil encontrar gaiola, então adaptamos grades viveiros de pássaros, ou mandamos fazer com espaçamento especifico para que eles não passem pelas grades, ou compramos de chinchila/ferret. Eles não podem ser criados soltos, alem de dar um prejuízo roendo algumas coisas como roupas e fios, seria muito perigoso pra bichinhos tão pequenos no nosso espaço, principalmente se tivermos outras espécies como pet ( o que é muito comum com gatos, cachorros e uma infinidade de animais)
9-"Nossa que legal, ele está no seu ombro, mas ele não pula?"
R: Geralmente com nós saímos com ele, já temos a confiança um no outro e sabemos reconhecer seus movimentos, não é comum que pulem a menos que estejam assustados. Algumas pessoas usam coleiras, mas no geral eles gostam de ficar no ombro braço e até mesmo no bolso ou capuz de um casaco.
10-"Que legal, tem algum lugar que eu possa saber mais sobre eles?"
R: Felizmente temos muita informação atualmente sobre tudo o que você possa imaginar, em sites, páginas e até grupos *como o Rattaria Brasil*(risos) então fica bem fácil você descobrir mais sobre eles já com conteúdo nacional.
Dai as pessoas já estão entretidas numa conversa saudável onde você tira as dúvidas e apresenta esse novo mundo, é comum que as pessoas tenham nervoso com o rabo ou patinhas, afinal, é algo novo pra elas que até então só conheciam ratos de esgoto. Não recomendamos nesse caso que deixem os pegar, pelo risco de deixarem cair, mas pode convidar a fazer carinho se estiverem com a mãos limpas (risos).
Nossos ratinhos são animais exóticos, felizmente tem ganhado espaço no mercado pet e hoje já encontramos disponível rações específicas para eles, que até recentemente(digo coisa de dois anos atrás) não tínhamos disponíveis. Não tínhamos tantos grupos com tanta informação e membros já experientes se ajudando a desmistificar essas informações que para alguns já é básica e outros ainda estão descobrindo(por isso detalhar tudo nessa postagem).
É importante saber para explicar e até mesmo para proporcionar uma boa vida para nosso pequenos, é importante saber passar essa informação, o que faz crescer e fica mais fácil para todos, então parar um pouquinho para explicar não custa nada, se eles disserem "que nojo" ache graça(jamais no sentido de deboche) pois você conhece ou conhecerá pessoas que amam e que já passaram por isso, essa fase de aceitação e conhecimento e hoje são ratteiros de plantão. Talvez parar para aquela criança curiosa ver seu bichinho pode ser bom demais, e assim também funciona pra quem fala (E SEMPRE FALAM) "Olha, é um rato/preá/macaco/pássaro/avião(risos)
**Demais dúvidas podem ser esclarecidas em nosso grupo
![](https://www.facebook.com/images/emoji.php/v7/f6c/1/16/2764.png)
~Berriel
Confira essa postagem no Facebook, originalmente publicado em 8/03/17.