O Rattaria tem como objetivo a informação e assim a melhor qualidade de vida para seu rato, desejamos uma boa leitura a todos!
sábado, 15 de abril de 2017
Genética básica
Cromossomos em humanos e ratos:
Cada um tem número diferente de cromossomos. Todos nós temos um cromossomo da nossa mãe e um do nosso pai em cada par. As bactérias e espécies simples que dividem em vez de reproduzir com macho e fêmea simplesmente fazem cópias de si mesmos como seus descendentes. Os cromossomas são estruturas em forma de fio localizadas no cérebro, ou núcleo de cada célula de planta e animal. Eles são constituídos por proteínas e uma única molécula de ADN, ou ácido desoxirribonucléico. O centro ou parte onde cada travessões cromossômicas individuais, é chamado centrômero, e as extremidades são chamados telômeros. Centrômero ajuda o cromossomo quando se divide, que é toda uma outra lição.
- Humanos Têm 46 cromossomos, 23 do pai e 23 da mãe. Um dos 46 pares de um ser humano é o seu par sexual. Os cromossomos sexuais são XX para fêmeas e XY para o sexo masculino. Há mutações que podem tornar uma pessoa com cromossomos estranhos. Como trissomia 21 ou síndrome de Down, em que o humano tem um cromossomo extra do par 21.
O gene Y, em apenas machos, contém um gene chamado o gene SRY. Isto determina que o macho é um macho. Animais e seres humanos pode até ter cromossomos sexuais estranhos como uma mulher que têm um cromossomo X extra, faltando um X ou mesmo com um Y que apenas os machos são suposto ter. A maioria destes problemas dos cromossomas sexuais faz o animal estéril ou incapaz de ter filhos. Ratos têm 42 cromossomos então 21 pares e um desses 21 pares é o seu par sexual, assim como a nossa.
Dominantes genes x recessivos genes:
Dominância, de acordo com as leis das genéticas descobertas por Gregor Mendel, se refere à propriedade de alguns alelos, chamados de alelos dominantes, e, por convenção, representados por letras maiúsculas, como A, se manifestarem no fenótipo mesmo na presença de outros alelos, chamados de alelos recessivos e representados por letras minúsculas, como a.
Ainda de acordo com Mendel, um indivíduo pode ser, em relação às características genéticas, classificado como homozigoto ou heterozigoto. Um indivíduo homozigoto tem, para esta característica, dois alelos iguais, como AA ou aa, enquanto o heterozigoto tem alelos diferentes, no caso Aa (e é indiferente a ordem, aA = Aa). O fenótipo é a combinação do genótipo com elementos ambientais, sendo que, nos casos onde existe um alelo dominante (no caso, A), o indivíduo heterozigoto terá o mesmo fenótipo do indivíduo homozigoto com o alelo dominante.
Gregor Mendel fez experimentos com plantas, e, por várias gerações, cruzou cada planta com ela mesma, de forma a obter indivíduos que fossem geneticamente mais puros.
Ao cruzar plantas com flores púrpuras com plantas com flores brancas, o resultado, nesta primeira geração, foram apenas plantas de flores púrpuras. Porém, ao cruzar duas plantas da primeira geração, ele observou que a segunda geração se compunha, em 75% dos casos, de plantas de flor púrpura, e em 25% dos casos, em plantas de flor branca.
O modelo elaborado para explicar estes dados foi que cada indivíduo possui dois fragmentos de informação para codificar cada característica (ou seja, são diplóides). Após várias gerações de auto-cruzamento, estas duas informações são iguais. Durante a formação do gameta, este recebe apenas um dos dois elementos da informação, sendo chamados de haplóides. Ao combinar dois gametas, um gameta paterno e outro materno, é recomposto o indivíduo diplóide. Quando os dois pedaços de informação são iguais, o indivíduo é chamado de homozigoto, e quando são diferentes, de heterozigoto.
A experiência das plantas, então, pode ser esquematizada abaixo. A geração inicial é formada apenas de indivíduos homozigotos, respectivamente AA para as plantas de flor púrpura, e a para as plantas de flor branca. Na primeira geração (chamada F1), como todos os gametas de um lado são A e todos os gametas do outro lado são a, todos os indivíduos são Aa. Na segunda geração (F2), o pai pode fornecer a informação A ou a informação a, com igual probabilidade, e a mãe pode fornecer, igualmente, A ou a, com igual probabilidade, assim, esta geração é formada por 25% de indivíduos AA, 50% de Aa (igual a aA) e 25% de aa. Como a informação da flor púrpura é dominante sobre a informação da cor branca, na geração F1 todas plantas tem flor púrpura, e na geração F2 3/4 das plantas tem flor púrpura
Gene recessivo:
Gene recessivo é um gene cuja característica não aparece expressa, no estado heterozigótico. Um gene recessivo só produz a sua característica quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomas homólogos (arranjo homozigoto), e só se manifesta na ausência de seu gene contrário " dominante." Geralmente genes recessivos, estão ligados a cores, mas podem caracterizar também síndromes, doenças, causadas por genes recessivos anormais como é o caso do daltonismo.
Cores Base:
Um exemplo são as cores de base de todos os ratos, Agouti que é um gene dominante e Preto que é um gene recessivo. Cada rato é Agouti ou Preto com base. Agouti e Preto compartilham a mesma letra genética. "AA” é o gene dominante homozigótico e é Agouti. Homo significa o mesmo, e como você pode ver “AA” é duas das mesmas letras maiúsculas, ou dois genes Agouti dominantes. Um rato de base de Agouti dominante homozigoto não pode fazer ratos de base Preta, ele só irá fazer Agouti.
- A Cor preta é a Homozigoto recessivo representado por duas letras minúsculas “aa”. Quando emparelhado com um rato com o mesmo gene torna-se um, que é um gene dominante Heterozigoto.
Códigos genéticos das bases Agouti e Preto:
A/A Agouti Homozigoto
A/a Agouti Portador de Preto
A/- Agouti
a/a Preto
Albino
Falar em Albinismo daria um post enorme, então vou simplificar aqui apenas com os códigos relacionados a eles...
- Albino pertence à classe de c-locus, um rato Albino pode mascarar ou esconder outros genes ou características no fenótipo, exemplo:
c/c Albino Homozigoto
A/a cc Albino que esconde Agouti portador de Preto
a/a cc Albino que esconde Preto
C/c Albino Heterozigoto
• Portar – Ter apenas uma copia do gene
• Esconder – Significa que o gene expressado não permite que o outro gene apareça.
Todas as cores que não são Agouti ou Preto são chamadas “Diluted”, mas, como AFRMA anteriormente diz cada cor é Agouti ou Preto com base.
Diluídores
RED, diluídor olhos vermelhos " rr " e PED, diluídor olhos rosa " pp ", são um pouco diferentes, porque com RED ou PED trabalham de forma diferente, porém alterando a cor dos pêlos dos ratos em questão, funcionando como um “alvejante”.
Por exemplo:
Um rato Preto + RED = Um rato beige a/a r/r ou um rato Agouti + RED = Fawn A/- r/r.
Modificadores são escritos acima das letras genéticas ou entre parêntesis exemplo:
H (i) H (i) é o duplo Irish, a (i) é o modificador Irish, duplo Irish é Self HH, um gene dominante homozigoto, com dois modificadores Irish.
Ainda a muito para ser falado, mas para entender melhor sobre as outras questões é preciso entender sobre toda essa base dada a cima, só assim entenderão o que virá nos próximos artigos, essa é apenas a base de todo rato e da genética relacionada a eles, então para entender sobre as outras variedades é preciso estudar e entender tudo que foi falado aqui, caso tenham alguma duvida estarei à disposição para ajudar no que for preciso.
Texto por Maicon Meirelles.
Veja a postagem no facebook aqui.